Como é o Bairro da Velha – Blumenau

Como é o Bairro da Velha – Blumenau

Como é o Bairro da Velha - Blumenau


O Bairro da Velha é um dos maiores bairros da cidade de Blumenau em Santa Catarina, onde fica localizada a Vila Germânica, local onde ocorre a tradicional festa alemã “Oktoberfest”. O bairro está situado na porção centro-sul do município.

foto do mapa do bairro da velha com todas as ruas


Características do Bairro da Velha


Com ampla área urbana de 5,85km², é um dos maiores bairros de Blumenau. Além de seu tamanho, a região possui grande desenvolvimento em infraestrutura e ótima localização, que facilita acesso a praticamente toda a cidade.

É nele que está localizado o Parque Vila Germânica, maior centro de eventos do município e o Parque Ramiro Ruediguer, maior parque de lazer urbano da cidade.

Por se localizar em área com pouca interferência de enchentes e ainda possuir espaço físico para edificações, é bastante procurado como área para uso residencial.

Por conta disso, possui grande verticalização nas suas construções, tendo ampla variedade de empreendimentos para todo padrão de cliente (ver imóveis no bairro).

 

Alimentação na região da Velha


Para quem quer comer bem não faltam opções nesta região. O bairro está em constante expansão, e isso resulta nos mais variados tipos de gastronomia.

Além dos tradicionais restaurantes, pizzarias e restaurantes orientais, o bairro se destaca por possuir um restaurante voltado para o público de celíacos e intolerantes à lactose, o Âme Gastronomia Funcional, um dos únicos do segmento na cidade.

Para um Jantar mais requintado, os vários restaurantes presentes na Vila Germânica são uma ótima pedida, sem contar com os diversos eventos gastronômicos que costumam acontecer na Vila (como a Oktoberfest). Além disso, o tradicional Gutes Essen, o Figueira Restaurante e o Manjericão atendem muito bem as expectativas do público mais exigente.

E se nada te agradar, lembre-se que você estará do ladinho do centro onde diversas outras opções te esperam.

 

Instituições de ensino na Velha


Dentre os destaques do bairro está sua grande quantidade de instituições de ensino. A UFSC Blumenau aberta recentemente é um dos destaques, e que movimenta muito a locação no bairro da velha.

Além disso são mais de 20 instituições de ensino entre creches, ensino fundamental público e particular, e ensino médio. Esse fato torna este bairro um ótimo local para criar seus filhos, já que dificilmente será necessário se locomover muito para acessar os colégios.

Confira abaixo o mapa de instituições de ensino na região:

escolas-bairro-da-velha

Limites com outros bairros de Blumenau


A Velha se limita, ao Norte, com os bairros Água Verde e Vila Nova, que mais para frente dão acesso à BR470 e ao município de Pomerode.

Ao Sul, com Área Rural de Blumenau. Nesta região existe vasta preservação ambiental, o que limita a construção de outro bairro que interligaria o Bairro da Velha com o Bairro Vila Formosa.

A Leste se limita com os bairros Bom Retiro e Centro, sendo facilmente acessados pela nova extensão da rua Humberto de Campos ou mesmo pela rua João Pessoa.

Oeste, com o bairro Velha Central, região de ampla densidade de moradias e menos comércio.

 

Fotos do Bairro da Velha


Confira algumas fotos da região.

bairro da velha foto da vila germânica

Bairro da Velha foto da Vila Germânica

vista jardim das figueiras no bairro da velha

Vista do Empreendimento Jardim das Figueiras no Bairro da Velha

localização empreendimento aktor no bairro da velha

Localização do Empreendimento Aktor

vista condominio belo monte

Vista do Condomínio Belo Monte

 

Como é morar na região da Velha


Como já dito anteriormente, o bairro apresenta uma infraestrutura completa para não precisar sair da região. Você possui acesso à todas as necessidades do dia a dia facilmente.

Por mais que o bairro não possua nenhum Shopping, graças aos novos acessos finalizados em 2019 é fácil se dirigir até o Shopping Neumarketing sem pegar grande trânsito.

Quanto ao trânsito, ele pode se tornar intenso nos horários de pico em alguns dias específicos, mas grande parte desse trânsito é ocasionado por obras em melhorias para o bairro. E por estar relativamente longe das divisas da cidade, raramente tem seu tráfego afetado por conta de feriados ou festividades.

Para quem gosta de passear, o bairro é seguro e tranquilo. A nova extensão da rua Humberto de Campus permite uma longa e tranquila caminhada, em calçadas bem pavimentadas e que te levam ao Parque Ramiro Ruediguer. O parque além de ter uma estrutura completa e diversas atividades de lazer permite em dias específicos levar seu pet.
Toda a extensão da Humberto de Campus é acompanhada de ciclofaixas, tornando o local seguro para prática do ciclismo ou mesmo para veículos de transporte alternativos.

A Associação da Hering é um prato cheio para quem gosta de uma experiência completa de espaços de exercício, lazer, festas e alimentação. Ela fica localizada bem no centro do bairro, e permite aos associados uma série de vantagens.

 

É caro morar na Velha?


Não. Por mais que seja uma região muito desenvolvida, existem imóveis para todo o público. Caso você esteja procurando um apartamento que se enquadre no programa Minha Casa Minha Vida existem diversas opções. (Ver apartamentos de até R$200mil)

Agora quando falamos de casas e terrenos, os valores começam a ficar bem mais altos. Por ser uma região muito visada para construção, os terrenos acabam valorizando muito, e as casas sofrem as consequências dessa valorização.

Mas ainda assim, caso você busque terrenos longe das ruas principais você consegue valores mais em conta. (Ver terrenos no Bairro da Velha)

Se você busca um apartamento de alto padrão, com amplo espaço ou com estrutura completa de área de lazer você também pode ver nossa lista de apartamentos de alto padrão no bairro da Velha.

Agora que você já conhece mais sobre este magnífico bairro, o que achou?

Se tiver interesse em morar no bairro, podemos te ajudar a encontrar o imóvel perfeito (ver todos os imóveis na velha). É só entrar em contato com a Venturi Consultoria Imobiliária nos números:

Venda: (47) 99286-6956 – WhatsApp

Locação: (47) 99944-5248 – WhatsApp

Imobiliária: (47) 3041-2299

Esperamos que encontre o que procura :D

Confira abaixo mais postagens como essa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © - Todos os direitos reservados.